Usuários do Vale Social, que hoje utilizam até quatro cartões nos deslocamentos vão passar a usar apenas um, que vai valer nos ônibus e vans intermunicipais, metrô, trens e barcas. O benefício garante a gratuidade nos transportes públicos para pessoas com deficiência ou pacientes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso. O objetivo é garantir comodidade. Mas, para isso é preciso fazer a unificação, cujo cronograma será por ordem do mês de nascimento, entre 1º de outubro e 20 de dezembro.
Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), a mudança atinge 64 mil beneficiários. A iniciativa está sendo realizada em parceria com o Metrô Rio, SuperVia e Riocard Mais para facilitar o embarque de pessoas com deficiência e em tratamento médico nos transportes públicos estaduais.
Sendo assim, quem utiliza somente metrô e/ou trens terá de substituir os atuais cartões pelo novo, produzido pela Riocard Mais. A troca vai ocorrer exclusivamente na sede do Vale Social, localizada no subsolo da Central do Brasil, que foi reformada e ampliada. É necessário levar um documento com foto, além dos antigos cartões, seguindo o cronograma estipulado. Após a unificação, beneficiário e acompanhante passam a usar o mesmo cartão.
Para os que já usam o Riocard Mais, utilizando o benefício do Vale Social nos ônibus/vans intermunicipais e nas barcas a atualização será automática. Basta que o usuário aproxime o cartão de qualquer validador e para unificação ser efetivada. Neste caso, passará a valer apenas o cartão Riocard Mais em todos os modais, e os cartões específicos das concessionárias —como o da SuperVia e do MetroRio — serão desativados.
Fonte: O Globo
Aviso: Será possível encontrar textos relacionados a transporte público, bilhetagem eletrônica e mobilidade urbana em nosso site. Além disso, estabelecemos um prazo de três meses de exibição para leitura destas notícias até que outros novos assuntos sejam compartilhados pela nossa equipe.