Notícias

Como vai funcionar a nova concessão das barcas no Rio de Janeiro

Última atualização: 15/10/2024

O contrato prevê um novo modelo de prestação de serviços que foi elaborado para substituir o atual, vigente desde 1998, apontado por estudos da UFRJ como não sustentável economicamente. O modelo que será adotado terá um período transitório de 5 anos até que se encontre uma solução definitiva. Uma das principais alterações da nova modelagem é que o contrato será por Prestação de Serviço, já praticado em outros estados brasileiros, como São Paulo e Espírito Santo. Com isso, o governo do estado será responsável pela fiscalização, pagamento e definição de investimentos futuros, consistindo em uma execução indireta, o que assegura total controle sobre a prestação do serviço.

A receita da tarifa paga pelo passageiro passará a ser do governo do estado e será utilizada para pagamento de parte do valor do contrato. Além disso, o governo terá liberdade para ajustar a grade horária de viagens e o valor da passagem, O novo operador será remunerado com base na quantidade de milhas náuticas determinadas a partir da grade atual, ao invés da tarifa paga pelo usuário. O valor de uma milha náutica é de R$ 1.446,40.

Está prevista ainda a criação de indicadores de performance mais modernos e controles ambientais. O prestador de serviço deverá, por exemplo. contratar um sistema de limpeza da Baía d Guanabara, contribuindo par o meio ambiente e reduzindo danos às embarcações, além de providenciar estações de monitoramento da qualidade do ar. Quanto a novos trajes, os estudos da UFRJ incluem o trecho Paquetá-Cocotá e alinha social Charitas-Praça XV, cuja operações e valor da tarifa serão definidos junto à Prefeitura de Niterói. Outros trechos poderão ser criados, de acordo com a demanda de passageiros, a viabilidade econômica e a capacidade operacional.


Fonte: Veja Rio.

Aviso: Será possível encontrar textos relacionados a transporte público, bilhetagem eletrônica e mobilidade urbana em nosso site. Além disso, estabelecemos um prazo de três meses de exibição para leitura destas notícias até que outros novos assuntos sejam compartilhados pela nossa equipe.



Pesquisar por notícias

Carregando...