Não estou conseguindo usar

Confira o status do seu benefício

Caso você não esteja conseguindo usar o seu cartão gratuidade normalmente a razão pode estar relacionada à condição do seu benefício.

Para conferir o status do seu benefício clique aqui.

Confira o estado do seu cartão de gratuidade

É importante sempre manter o seu cartão bem preservado fisicamente, caso ele não esteja funcinando corretamente verifique o estado do seu cartão. Caso seja necessário, vá a uma de nossas lojas para realizar uma avaliação ou solicite uma segunda via.


Confira as mensagens do validador

Motivo: Pode ser por qualquer motivo relacionado a: perda, roubo, etc.

Razão: Para mais informações sobre o motivo do cancelamento do seu cartão, entre em contato com o Riocard Mais Atende através do telefone 2127-4000.
Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

Motivo: Quando a linha em que você está embarcando não aceita cartões do tipo gratuidade.

Razão: Utilize linhas municipais e/ou intermunicipais nas quais seu benefício é aceito. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo Riocard Mais Atende.
Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

Motivo: Quando o cartão é encostado muito rapidamente no validador e não dá tempo de fazer a leitura completa do chip

Razão: Mantenha o cartão encostado no validador até que a mensagem "PASSE" ou "AGUARDANDO LIBERAÇÃO" apareça no visor, para que a passagem na roleta seja liberada.

Motivo: Quando seu benefício já atingiu o período de vigência.

Razão: É necessária a renovação do seu benefício. Clique na guia "Gratuidade" acima dessa página, selecione a imagem do seu cartão e clique em "saiba mais", para conferir a documentação necessária para realizar a renovação.

Motivo: Dependendo do município, o uso do cartão está relacionado ao turno em que o aluno estuda. Caso haja a tentativa de uso fora desse período, o validador não libera a roleta.

Razão: Para verificar se seu cadastro está atualizado com o seu turno de aulas, compareça a uma loja Riocard Mais Gratuidade mais próxima de você. No dia leve seu documento de identificação oficial original

Motivo: O cartão Estudante só pode ser usado em dias letivos. Esta mensagem aparece quando houve tentativa de uso fora do dia letivo.

Razão:Se você tentou utilizar em um dia letivo e, mesmo assim, o cartão não passou no validador, você pode registrar sua reclamação com a empresa de ônibus, entrando em contato com o Fale Ônibus através do 0800 886 1000.

Motivo: O cartão não foi encostado de forma correta no validador para a gravação completa das informações no chip.

Razão: Mantenha o cartão encostado no validador até que a mensagem "PASSE" ou "AGUARDANDO LIBERAÇÃO" apareça no visor, para que a passagem na roleta seja liberada.

Motivo: Acontece quando o cartão não é apresentado adequadamente no validador.

Razão: O cartão precisa permanecer encostado no validador por alguns segundos para que ele realize a leitura completa. Se, mesmo assim, o problema persistir, você precisará comparecer a uma loja Riocard Mais Gratuidade, mais próxima de você, para solicitar a análise técnica do cartão (apenas se ele estiver em perfeito estado). No dia, leve seu documento de identificação oficial original.
Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

Motivo: Quando o acompanhante tenta utilizar o seu cartão, mas seu benefício não dá direito a acompanhante.

Razão: Caso seja necessário, solicite ao concessor a inclusão de acompanhante no seu benefício. Para mais informações entre em contato com o Riocard Mais Atende.

Motivo: Fim do crédito mensal do cartão, no caso de Estudante.

Razão: Aguarde o próximo período para que seus créditos sejam reativados.

Motivo: Quando o cartão é apresentado no validador em um intervalo de tempo muito reduzido.

Razão: Aguarde alguns instantes para fazer o uso do seu benefício.

Motivo: Quando ocorre a ativação dos créditos adquiridos após apresentação do cartão no validador escolar.

Razão: Basta reaproximar o cartão novamente para a liberação da roleta.

Motivo: Ocorre quando o número de viagens carregadas na escola foi esgotado.

Razão: É necessário recarregar o cartão no validador da sua escola.

Motivo: Quando há tentativa de uso em uma linha em que o cartão não está habilitado para uso. 

No caso do cartão Especial ou Vale Social sem acompanhante, esta mensagem é apresentada alguns segundos após a exibição de AC NÃO PERMITIDO.

Razão: A liberação de uso para linhas municipais ou intermunicipais é feita de acordo com a aprovação feita pelo concessor do benefício.

Motivo: Ocorre quando há tentativa de uso, mas o limite de passagens (mensal ou diário) foi esgotado.

No caso do cartão Especial ou Vale Social sem acompanhante, esta mensagem é apresentada alguns segundos após a exibição de AC NÃO PERMITIDO.

Razão: Caso o limite de utilização seja diário, aguarde até o próximo dia para usá-lo. Caso seja mensal, aguarde até o próximo mês.

Motivo: Quando o cartão fica muito tempo sem uso (varia de acordo com o tipo do cartão), por motivo de segurança é bloqueado. No caso do cartão Vale Social sem acompanhante, esta mensagem é apresentada alguns segundos após a exibição de AC NÃO PERMITIDO.

Razão: Nesse caso, é necessário comparecer a uma loja Riocard Mais Gratuidade para realizar a revalidação do cartão.

Motivo: Ocorre quando há erro na gravação interna do cartão.

Razão: Você deve comparecer a uma loja Riocard Mais, para que seja gerado novo cartão, sem custo. No dia leve seu documento de identificação oficial original.
Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

Motivo: O sistema de reconhecimento facial verifica se o usuário é o titular do cartão. A mensagem aparece quando é identificada uma divergência.

Razão: Para recadastrar seu benefício, compareça a uma loja Riocard Mais com o seu documento de identificação oficial original e comprovante de residência.

Motivo: Caso seu cartão já tenha sido apresentado ao validador no VLT.

Razão: Nenhuma ação necessária.

Motivo: Pode significar um problema técnico no chip do seu cartão.

Razão: Caso o cartão não apresente nenhuma mensagem no validador, o beneficiário deve se dirigir a uma loja da Riocard Mais Gratuidade para realizar a análise técnica. É necessário apresentar seu documento de identificação oficial original.
Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

Motivo: Quando o ônibus possui duas roletas e você está tentando usar o validador que só aceita cartões valorados (que possuem saldo em moeda corrente), como o Vale-Transporte.artão.

Razão: Utilize a roleta ao lado e apresente seu cartão no validador que aceita gratuidade.


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