Passe Escolar
O cartão
Sobre o cartão
O que é o Passe Escolar
É a gratuidade assegurada para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas das redes Municipal, Federal e Estadual (não administradas pela SEEDUC) no deslocamento casa-escola-casa.
Os alunos de escolas da rede SEEDUC recebem o cartão Vale Educação. Para mais informações clique aqui
A idade mínima necessária para emissão do cartão é 5 anos completos.
Já possuo o Passe Escolar
Se você já possui o cartão Passe Escolar e no novo período letivo não mudou de escola, ou mudou de escola, mas não houve alteração de município, não é necessário emitir outro cartão. Atenção: Caso tenha ocorrido mudança de município de residência ou escola, ligue para o Riocard Mais Atende (21) 2127-4000 para orientações.
Já se a sua última escola era da rede SEEDUC será necessário fazer a 1ª via do cartão Passe Escolar, pois o aluno SEEDUC utiliza o Vale Educação, que não é válido para uso em outra rede de ensino.
Uso
O cartão Passe Escolar funciona somente em dias letivos.
Recarga de viagens na escola:
Alunos da rede municipal de Teresópolis, Macaé, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá
Os alunos devem apresentar o cartão no validador da sua escola diariamente
Na primeira aproximação do cartão no validador do ônibus aparecerá a mensagem "Ativação de Crédito” e na nova aproximação do cartão no validador será descontada a viagem.
Para saber as informações sobre as mensagens que aparecem no validador clique aqui.
Atenção: Se identificar um problema com o validador escolar informe à direção da sua unidade de ensino.
O Passe Escolar é pessoal e intransferível, portanto não pode ser emprestado, e sua utilização não dispensa o aluno do uso do uniforme para ingresso gratuito no transporte público de passageiros.
Onde é aceito
O cartão Passe Escolar é aceito em todos os meios de transporte cuja bilhetagem eletrônica é operada pela Riocard Mais, ônibus (linhas intramunicipais e/ou intermunicipais), barcas, VLT, BRT e vans legalizadas, de acordo com os municípios de residência e da escola do aluno.