A partir desta segunda (24), o preço da passagem em três linhas das barcas será menor. O valor foi reduzido de 7,70 reais para 4,70 reais nas linhas Praça XV – Arariboia, Praça XV - Cocotá e Praça XV – Paquetá, em ambos sentidos.
A iniciativa do Governo do Estado vai representar uma economia de 132 reais por mês para quem viaja de segunda a sexta (ida e volta), o equivalente a quase 9% do salário mínimo.
A redução da tarifa foi viabilizada pelo novo modelo de contrato, que altera a forma de remuneração da operadora. Agora, o pagamento é baseado na quantidade de milhas náuticas percorridas, e não mais na receita da venda de passagens.
No dia 6 de março, a tarifa da linha Charitas já havia sido reduzida, de R$21 para R$7,70. A redução das passagens busca reverter a tendência de queda nos passageiros. Segundo dados da Agência Reguladora de Transportes (Agetransp), as Barcas tiveram em 2014 mais de 28 milhões de passageiros. No ano passado, esse número foi de pouco mais de 12 milhões.
O novo modelo substitui o que estava em vigor desde 1998. O sistema aquaviário do estado foi operado pela CCR Barcas durante treze ano. Desde o dia 12 de fevereiro, passou a ser operado pelo Consórcio Rio Barcas. A empresa será responsável pelo serviço por pelo menos cinco anos.
Agora, as barcas não são mais uma concessão. O próprio governo do estado é o responsável pela operação, com a ajuda do Consórcio Rio Barcas, que venceu a licitação e novembro do ano passado.
Fonte: Veja Rio.
Aviso: Será possível encontrar textos relacionados a transporte público, bilhetagem eletrônica e mobilidade urbana em nosso site. Além disso, estabelecemos um prazo de três meses de exibição para leitura destas notícias até que outros novos assuntos sejam compartilhados pela nossa equipe.