Transparência
Protegemos seus dados e somos transparentes sobre o uso deles.
Bilhete Único Intermunicipal
Saiba mais
O que é o Bilhete Único Intermunicipal
O Bilhete Único Intermunicipal (também chamado de BUI) é um benefício social aplicado nas tarifas de transporte público e concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro diretamente ao cidadão por meio do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.
Para ter direito, o cidadão deve preencher os requisitos necessários, estar devidamente cadastrado e habilitado no programa do Bilhete Único Intermunicipal, além de possuir uma conta e um cartão Riocard Mais Expresso ou Riocard Mais Vale Transporte.
Quem está habilitado no Bilhete Único Municipal também está automaticamente habilitado na Tarifa Social do Metrô, Tarifa Social do Trem, Tarifa Social das Barcas e Gratuidade Ilhéus, benefício para moradores de Ilha Grande e Paquetá.
Clique aqui para saber mais sobre a Tarifa Social do Metrô.
Clique aqui para saber mais sobre a Tarifa Social do Trem.
Clique aqui para saber mais sobre a Tarifa Social das Barcas.
Quem tem direito
Cidadãos cadastrados no programa Bilhete Único Intermunicipal (BUI), com idade entre 5 e 64 (cinco e sessenta e quatro) anos, com renda mensal inferior ou igual a R$3.205,20, (três mil, duzentos e cinco reais e vinte centavos.)
Atenção: Nenhum direito remuneratório e/ou indenizatório, seja eventual ou regular, pode ser desconsiderado. Todos os rendimentos provenientes de fontes pagadoras, sejam Pessoas Físicas ou Jurídicas, devem ser incluídos, como também os benefícios de vale transporte, ticket alimentação/refeição, assistência médica, entre outros.
O benefício somente é permitido para um cartão por CPF, é pessoal e intransferível.
Para mais informações, acesse a legislação que define e regulamenta o Bilhete Único Intermunicipal (BUI)
Como se habilitar no programa bilhete unico intermunicipal
Para fazer seu cadastro no Bilhete Único Intermunicipal (BUI):
1 – É preciso ter uma conta e um cartão associado a Riocard Mais. Confira abaixo como criar uma conta e associar seu cartão. Caso já tenha conta e cartão cadastrado, passe para o item 2.
A) Entre no site da Riocard Mais. Em seguida, acesse a seção “Para você” e clique no menu “Cadastre-se” ou clique aqui e seja redirecionado para a página de cadastro
B) Faça o seu cadastro no sistema Riocard Mais, preenchendo o formulário com as informações exigidas.
Importante: mesmo que o usuário já possua cadastro no App Riocard Mais, ainda assim é necessário fazer um novo cadastro no site.
C) Vá em registrar cartão e associe o seu cartão Riocard Mais ao seu CPF, mas nesse momento não selecione ainda habilitar BUI.
2 – Se você já tem uma conta e cartão da Riocard Mais associado ao seu CPF, clique aqui e acesse o site. https://www.riobilheteunico.com.br/declaracao/loginAlternativo para realizar a declaração de renda.
A) Faça o login informando seu primeiro nome, CPF e número do cartão. Após o login, realize a declaração de renda para ter direito ao Bilhete Único Intermunicipal (BUI).
3 – Retorne ao site da Riocard Mais e entre com o seu login e senha na seção “Para Você”. Depois, siga estas etapas:
- No menu superior escolha a opção Usuários
- Clique em “Consulta e alteração”Clique no seu nome
- Clique em AlterarMarque a caixa ao lado da opção “Deseja habilitar o Bilhete Único Intermunicipal?”
Pronto: agora basta ir ao App Riocard Mais ou em algum outro dispositivo online para habilitar imediatamente o seu Bilhete Único Intermunicipal ou aguardar até 48h para que a habilitação ocorra encostando o seu cartão em qualquer validador.