Biometria Facial

Apareceu a mensagem: Recadastre-se?
Entenda aqui porquê e veja quais passos você deve seguir a partir de agora.

Passe Especial


Devido ao controle biométrico, foram instaladas câmeras junto aos validadores dos ônibus. As câmeras fotografam o usuário assim que ele passa o cartão e o sistema de reconhecimento facial verifica se o usuário é o titular do cartão, conferindo se o rosto é o mesmo da foto do cadastro.


Caso o usuário não seja reconhecido, o sistema identifica uma divergência e aparece a mensagem de "Recadastre-se" no validador. Ao ler essa informação, o titular do cartão Passe Especial, precisa realizar o recadastramento do seu benefício.
Cada ocorrência é composta de um ou mais laudos para conclusão e aplicação da suspensão. Caso o titular não cumpra o prazo, seu benefício é suspenso, aparecendo então a mensagem no validador de "Benefício Suspenso", até que ele se recadastre.

Confira abaixo os documentos necessários para recadastramento e as regras específicas de cada município:

Cartão suspenso;

RG original;

CPF original;

Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio.

Campo Grande

Central do Brasil

Duque de Caxias

Itaboraí

Méier

Nova Iguaçu

Carioca

Niterói

Nova Friburgo

Petrópolis

Piabetá

São Gonçalo

Estação Metrô Siqueira Campos

Teresópolis

Após a mensagem Recadastre-se aparecer no validador, o titular do cartão terá 1 dia para se apresentar em uma loja Riocard Mais, portando os documentos relacionados abaixo.

OcorrênciasSanção
1ª OcorrênciaNotificação através do validador (RECADASTRE-SE)
2ª OcorrênciaSuspensão imediata de até 30 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: 21 2127-4000 ou pelo site.
3ª OcorrênciaSuspensão imediata de até 90 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: 21 2127-4000 ou pelo site.
4ª OcorrênciaSuspensão imediata de até 180 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: 21 2127-4000 ou pelo site.
5ª OcorrênciaA Riocard Mais abrirá um processo administrativo junto ao concessor do beneficio, que julgará a viabilidade da reativação do cartão.

Clique aqui para ler na íntegra a DECRETO RIO Nº 46852 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019, que regulamenta o controle das gratuidades nos transportes públicos do município do Rio seja efetuado através do método de identificação biométrica.

Após a mensagem "Recadastre-se" aparecer no validador, o titular do cartão terá 1 dia para se apresentar no sindicato e realizar o recadastramento. Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira, nº 3612  Conselheiro Paulino, Nova Friburgo. Horário: terças e quintas, das 13h às 15h. Em caso de dúvidas, ligue para (22) 2533-9919.

Em Petrópolis, o usuário que for identificado com divergência receberá a mensagem "Cancelado" no validador e deverá se apresentar na loja Riocard Mais para recadastramento. Endereço da loja: Praça da Inconfidência, 22  Centro/Petrópolis. Horário: segunda a sexta, de 08 às 18h.

Após a mensagem "Recadastre-se" aparecer no validador, o titular do cartão terá 1 dia para se apresentar na loja Riocard Mais e realizar o recadastramento. Endereço: Avenida Feliciano Sodré, nº 579 - Várzea. Horário: segunda a sexta, de 09 às 18h.

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